psicologia cognitivo comportamental

psicologia cognitivo comportamental

 Cognitiva Comportamental

A especialidade de Psicologia Comportamental e Cognitiva enfatiza uma abordagem experimental-clínica para a aplicação das ciências comportamentais e cognitivas para compreender o comportamento humano e desenvolver intervenções que melhorem a condição humana. Psicólogos comportamentais e cognitivos envolvem-se em pesquisa, educação, treinamento e prática clínica em relação a uma ampla gama de problemas e populações.

O foco distinto da Psicologia Comportamental e Cognitiva é duplo: (a) sua forte dependência de uma abordagem empírica; e (b) seu embasamento teórico em teorias de aprendizagem e análise comportamental, amplamente definidas, incluindo condicionamento respondente, aprendizagem operante, aprendizagem social, ciências cognitivas e modelos de comportamento de processamento de informações

Atualmente, existem quatro subáreas da Psicologia Cognitivo comportamental  que compartilham fundamentos teóricos na teoria da aprendizagem e uma abordagem comum para a conceituação de caso. Trata-se de análise comportamental aplicada, terapia comportamental, terapia cognitivo-comportamental e terapia cognitiva. O empirismo é uma marca registrada de todas as áreas comportamentais e cognitivas, e de cada uma dessas subáreas.

O que podemos aprender com a psicologia cognitiva

A psicologia cognitiva, como mencionado acima, concentra-se no interno – ou seja, estuda aspectos cognitivos como memória, uso da linguagem, percepção, capacidade de atenção e criatividade. Surpreendentemente, como Bruce Goldstein mostra em seu trabalho sobre cognição e ação humana cotidiana , a disciplina é profundamente relevante quando se trata de dar sentido à experiência cotidiana.

Aqui está o porquê.

Entre outras coisas, essa abordagem se concentra em como as memórias são formadas, acessadas e experimentadas. Esse aspecto da psicologia cognitiva é especialmente saliente quando se trata de compreender e lidar efetivamente com o trauma mental , que geralmente é acompanhado por muito estresse e ansiedade. A maioria de nós que passa por estresse ou sofre de transtornos de ansiedade torna-se perita em detectar seus sintomas físicos. Isso, por sua vez, nos permite exercer um controle razoável sobre a situação.

A psicologia cognitiva nos insta a dar um passo adiante:

ela nos pede que avaliemos esses sintomas em relação aos estados mentais que os acompanham. Isso envolve tentar observar os pensamentos e padrões de pensamento que podem acompanhar esses sintomas. Reconhecidamente, esse é um apelo ao pensamento de ordem superior, que é um aspecto essencial do pensamento crítico. Neste ponto, também é importante notar que o pensamento crítico pode ser uma ferramenta muito potente para combater a depressão.

Na verdade, esta não é uma afirmação estranha. Os terapeutas cognitivos visam principalmente capacitar os clientes a se tornarem pensadores críticos proficientes quando se trata de avaliar sua própria saúde mental. Nesse contexto, ser um pensador crítico também envolve monitorar o uso da linguagem, o que é especialmente importante quando se trata de depressão . Isso ocorre porque a tristeza e o desespero estão entre os principais sintomas da depressão , e ambos são perceptíveis pelo uso da linguagem.

Como podemos nos beneficiar monitorando nossos estados mentais e o uso da linguagem?

1) Esta estratégia é especialmente útil quando não podemos controlar estímulos externos. É essencial ter ou desenvolver estratégias de enfrentamento para lidar com tais situações. A maneira mais simples é respirar fundo e tentar observar nosso processo de pensamento. Respirar fundo reduz a gravidade dos sintomas físicos e também melhora nossa capacidade de observar nossos pensamentos.

2) Também mostra que não somos necessariamente controlados e limitados por nosso ambiente e outros fatores externos. Podemos, de forma razoável, controlar como sentimos e pensamos. Na verdade, muito da terapia cognitiva envolve:
(a) aprender a observar pensamentos e sentimentos e;
(b) aprender como controlá-los e desenvolver o pensamento positivo.

É certo que nenhuma das disciplinas apresenta uma imagem total e infalível do que é ser um ser humano. No entanto, podemos aprender coisas inestimáveis ​​sobre nós mesmos com os insights que eles geraram.

Se você ou alguém que você conhece tem problemas de saúde mental, é importante procurar a ajuda de um profissional qualificado. Contate-nos agora para mais informações sobre este serviço

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